Introdução
Os jornais e revistas
são de grande importância na era da informação por serem meios de comunicação de massa.
Os objetivos desses
veículos são: Informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre
determinada informação, etc.
Por esse motivo
trabalhar com os jornais e revistas em classe se torna muito instigante, pois
os alunos terão contato com diferentes gêneros textuais.
Neste Plano de aula,
o professor, terá uma ideia de como desenvolver uma aula com o apoio dos
jornais impressos, como levar aos alunos informações, usando a “Tecnologia
Educacional” mais simples, e que sempre
estão presentes em nosso cotidiano.
Plano de aula: Texto Jornalístico
Ensino Fundamental
O que o aluno poderá aprender com esta
aula
- Apresentar essa
importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação;
- Diferenciar o texto
jornalístico de outros portadores de texto;
- Problematizar as
diversas formas de informar e comunicar as notícias a população;
- Observar o
tratamento da informação;
- Elaborar um pequeno texto jornalístico sobre o assunto em
estudo;
Duração das atividades
3 atividades – 60
minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
Para a realização
dessa aula é necessário que o professor faça um levantamento de quem já conhece
o jornal impresso.
Recursos da aula
Diversos jornais,
revistas, gibis, bilhetes, cartas,
cardápios, receitas.
1ª atividade
Professor, utilizando
o espaço da sala de aula, faça uma roda de conversa e leve vários jornais para
a turma. Pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da população ficar
sabendo das notícias, se tem costumes de ler jornais, se alguém em casa tem
hábitos de ler e se sabem para que serve. Estimule os alunos falarem e conduza
um debate sobre a função do jornal na sociedade.
É de suma
importância, os alunos entenderem que o jornal é um veículo de comunicação e
que é um dos meios mais rápidos de todas as pessoas ficarem informadas a
respeito do que acontece no mundo.
Destine um tempo para
os alunos apreciarem e lerem o jornal. Em seguida leve-os ao laboratório de
informática, e prepare os vídeo “História do Jornal Impresso” e “História do
Jornal Impresso: Fotocomposição”, que
você encontra no site:
2ª Atividade
Professor, para essa
atividade disponha de jornais e de outros portadores de textos como revistas,
gibis e etc. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto
jornalístico e outros tipos de texto, como bilhetes, receitas, entre outros. Explique
que, jornalísticos são textos que têm como veículo jornais, periódicos,
revistas, e que esses veículos agrupam várias estruturas textuais diferentes,
por exemplo, num jornal encontramos charges, notícias, reportagens,
entrevistas, classificados, etc. Depois do diálogo, solicite um tempo de
leitura para que cada criança escolha um jornal e faça a leitura do mesmo,
tentando identificar a sua constituição. Antes de começarem, oriente-os para
observarem o que aparece na primeira página, que tipo de notícia ou informação
aparece no decorrer do jornal.
Logo em seguida, peça
para as crianças recortarem a parte que mais gostaram: notícia, classificado,
charge, entre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno e escrevam
seus entendimentos, depois peça para procurarem palavras que não sabem o
significado e registrem no caderno. Peça também, que justifiquem sua resposta,
ou seja, escrever porque escolheram o texto que colaram.
3ª Atividade
Para este momento,
organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada criança ou
solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma seleção prévia das
reportagens, para evitar que vejam notícias que não são adequadas para a faixa
etária.
Para interpretar uma
notícia é necessário que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo:
Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
Professor, você pode
trabalhar a reportagem de duas maneiras:
- Na primeira você
deverá providenciar uma reportagem para cada dupla ou solicitar que recortem do
jornal. Em seguida, peça para as crianças interpretarem a reportagem
respondendo oralmente essas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por
quê? Conclua esta etapa solicitem que registrem esta atividade no caderno ou em uma folha separada para
afixar no mural.
- Na segunda proponha
aos alunos que realizem a atividade ao contrário. Professor, você ira fornecer as
respostas destas seis perguntas e as crianças irão redigir a noticia, ou seja,
dessa maneira será criado o texto jornalístico. Após a realização da atividade,
a turma poderá organizar um jornal falado, apresentando a noticia para outras
turmas da escola.
Referencia
http://gavetinhadeatividades.blogspot.com.br/2011/04/plano-de-aula-texto-jornalistico.html
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