TEXTO JORNALÍSTICO


Introdução

Os jornais e revistas são de grande importância na era da informação por serem  meios de comunicação de  massa.

Os objetivos desses veículos são: Informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação, etc.

Por esse motivo trabalhar com os jornais e revistas em classe se torna muito instigante, pois os alunos terão contato com diferentes gêneros textuais.

Neste Plano de aula, o professor, terá uma ideia de como desenvolver uma aula com o apoio dos jornais impressos, como levar aos alunos informações, usando a “Tecnologia Educacional”  mais simples, e que sempre estão presentes em nosso cotidiano.


Plano de aula: Texto Jornalístico

Ensino Fundamental

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação;

- Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto;

- Problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população;

- Observar o tratamento da informação;

- Elaborar um  pequeno texto jornalístico sobre o assunto em estudo;


Duração das atividades
3 atividades – 60 minutos cada uma.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização dessa aula é necessário que o professor faça um levantamento de quem já conhece o jornal impresso.


Recursos da aula
Diversos jornais, revistas, gibis,  bilhetes, cartas, cardápios, receitas.


1ª atividade
Professor, utilizando o espaço da sala de aula, faça uma roda de conversa e leve vários jornais para a turma. Pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da população ficar sabendo das notícias, se tem costumes de ler jornais, se alguém em casa tem hábitos de ler e se sabem para que serve. Estimule os alunos falarem e conduza um debate sobre a função do jornal na sociedade.

É de suma importância, os alunos entenderem que o jornal é um veículo de comunicação e que é um dos meios mais rápidos de todas as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo.

Destine um tempo para os alunos apreciarem e lerem o jornal. Em seguida leve-os ao laboratório de informática, e prepare os vídeo “História do Jornal Impresso” e “História do Jornal Impresso: Fotocomposição”,  que você encontra no site:




2ª Atividade

Professor, para essa atividade disponha de jornais e de outros portadores de textos como revistas, gibis e etc. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto jornalístico e outros tipos de texto, como bilhetes, receitas, entre outros. Explique que, jornalísticos são textos que têm como veículo jornais, periódicos, revistas, e que esses veículos agrupam várias estruturas textuais diferentes, por exemplo, num jornal encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, classificados, etc. Depois do diálogo, solicite um tempo de leitura para que cada criança escolha um jornal e faça a leitura do mesmo, tentando identificar a sua constituição. Antes de começarem, oriente-os para observarem o que aparece na primeira página, que tipo de notícia ou informação aparece no decorrer do jornal.

Logo em seguida, peça para as crianças recortarem a parte que mais gostaram: notícia, classificado, charge, entre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno e escrevam seus entendimentos, depois peça para procurarem palavras que não sabem o significado e registrem no caderno. Peça também, que justifiquem sua resposta, ou seja, escrever porque escolheram o texto que colaram.


3ª Atividade

Para este momento, organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada criança ou solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma seleção prévia das reportagens, para evitar que vejam notícias que não são adequadas para a faixa etária.

Para interpretar uma notícia é necessário que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Professor, você pode trabalhar a reportagem de duas maneiras:
- Na primeira você deverá providenciar uma reportagem para cada dupla ou solicitar que recortem do jornal. Em seguida, peça para as crianças interpretarem a reportagem respondendo oralmente essas perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê? Conclua esta etapa solicitem que registrem esta atividade  no caderno ou em uma folha separada para afixar no mural.
- Na segunda proponha aos alunos que realizem a atividade ao contrário. Professor, você ira fornecer as respostas destas seis perguntas e as crianças irão redigir a noticia, ou seja, dessa maneira será criado o texto jornalístico. Após a realização da atividade, a turma poderá organizar um jornal falado, apresentando a noticia para outras turmas da escola.


Referencia

http://gavetinhadeatividades.blogspot.com.br/2011/04/plano-de-aula-texto-jornalistico.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a opção anonimo se não tiver conta no gmail.
Deixe seu 1° nome.