JORNAL


Introdução

Atualmente vivemos num mundo de informações.
As informações vêm de todas as partes, como por exemplo televisão, jornal, revistas, outdoor, entre outros.
Atentos, nós professores, temos que tornar acessíveis essas informações para nossos alunos.
Neste caso, abordaremos como assunto principal o jornal mural na escola, com alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I.

Justificativa

As TIC’s – (Tecnologia da Informação e Comunicação), são indispensaveis atualmente.
A proposta deste projeto é levar o jornal para a sala de aula, pois nem todos os alunos têm acesso a ele ou intimidade com esse meio de comunicação, já que no tempo em que vivemos no meio de tanta interatividade via telefone celular e internet, é necessário fazer com que os alunos se interajam também com a leitura de textos jornalísticos, pois os mesmos são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.
O Jornal Mural desenvolverá um processo de exposição de conhecimentos leitura e escrita na sala de aula de uma forma agradável e interativa, pois é necessário estar dentro de um contexto que remeta o aluno a ter prazer em ler e escrever. O método proporcionará ao aluno o desenvolvimento de opinião própria, a criatividade, melhor interação no grupo, e principalmente o interesse em se interar das notícias jornalísticas do Brasil e do mundo.

Objetivo

·         Motivar o aluno a pesquisar e conhecer sua comunidade;
·         Ensinar o aluno a selecionar os fatos, organizando-os, analisando-os;
·         Estimular o aluno a demonstrar sua opinião, sem ter medo de concordar ou não com as idéias das outras pessoas;
·         Desenvolver o trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo;
·         Mostrar os diferentes formatos que uma notícia apresenta, conforme o veículo;
·         Conhecer a estrutura do jornal e identificar a divisão dos textos por editoriais, segundo o assunto abordado;
·         Motivar o aluno a defender seu ponto de vista.

Sugestão para trabalho interdisciplinar

Esse projeto poderá ser usado também no estudo de disciplinas tais como: Geografia (localização/mapa/clima, etc.), e História (história e origem do jornal impresso, notícias referente aos aspectos econômico, político e ideológico de uma sociedade, etc.), de maneira que o aluno desenvolva um detalhado conhecimento jornalístico com interdisciplinaridade das disciplinas especificadas.

Desenvolvimento

Nossa primeira atividade, conta com:

·         Os alunos assistirem com atenção a qualquer jornal;
·         Expor na sala de aula o que aconteceu na reportagem;
·         Junto com a professora, os alunos irão escolher algumas reportagens e fazer textos coletivos;
·         Juntos, alunos e professores, escolhem as fotos que melhor se encaixam nas reportagens.

Nossa segunda atividade, conta com:
·         Mostrar um exemplar de jornal para os alunos;
·         Explicar como é a estrutura do jornal e identificar a divisão dos textos por editoriais, segundo o assunto abordado;
·         Mostrar os componentes fixos da primeira pagina: título, data e manchetes;
·         Explicar para os alunos que essas manchetes servem para adiantar os assuntos principais, muitas vezes destacadas por fotos;
·         Deixar que os alunos folheiem os diários, a fim de que obtenham uma intimidade maior ao manuseá-los;
·         Discutir em sala sobre cada matéria;

Nossa terceira atividade, conta com:

·         Conversar com a classe que iremos elaborar um jornal a partir das matérias escritas;
·         Selecionar as matérias a serem divulgadas em nosso diário;
·         Todos os alunos levarão para casa um questionário, o professor apresentará as questões a serem respondidas por seus parentes ou conhecidos;


Questionário - Ficha de pesquisa - leitura de jornais:
Nome:
Idade:
PESQUISA - LEITURA DE JORNAIS
1. Você lê jornais?
( ) Sim( ) Não
2. Com que freqüência você lê jornais?
( ) Sempre( ) Às vezes( ) Nunca
3. Você assina ou compra algum jornal?
( ) Sim( ) Não
4. Qual (is) jornal (is)?
( ) Estado de São Paulo( ) Folha de São Paulo( ) Jornal Postal( ) Jornal A HORA( ) Outros
5. Você consegue encontrar facilmente todas as informações desejadas no jornal?
( ) Sempre( ) Às vezes( ) Não consigo encontrar

6. Qual (is) caderno(s) você costuma ler nos jornais?
( ) Esportes( ) Cidade( ) Geral( ) Entretenimento( ) Classificados( ) Autos( ) Página Policial( ) Outros

Nossa quarta atividade, conta com:

·         A montagem do jornal mural (painel), com os alunos, escolhendo as melhores reportagens feitas nas salas (do mesmo ano, por exemplo, todas as classes do 3° ano);
·         Com o jornal mural montado, sala a sala da escola vai sendo liberada pelos professores, para ver o resultado final do jornal mural.
·         Começaremos uma nova seleção de dados para anexação no jornal mural, selecionaremos os questionários que serão divulgadas, para que não haja repetição de informação;
·         Após a interação do grupo, ler o Jornal Mural expondo para cada aluno que o jornal foi construído por eles, e os únicos privilegiados com esse trabalho são eles mesmos, pois todo esforço que fizeram do início ao fim não foi em vão, e que terão proveito desse trabalho pelo resto da vida, pois conhecendo toda essa estrutura jornalística, desde o título até a composição final, eles terão naquele momento adquirido muito mais informação do que na semana passada, e que poderão ter argumentos e conhecimentos ainda maiores se tiverem o hábito de lerem todo dia, nem que seja uma única matéria, pois será o suficiente para tornar essa leitura cada vez mais prazerosa, e que num futuro breve esse hábito se tornará cada vez mais freqüente.

Nossa quinta atividade, conta com:

·         A exposição verbal dos alunos, sobre as reportagens do jornal mural;
·         Registro fotográfico dos alunos apreciando o jornal mural.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo, mediante a produção do jornal e exposição do mesmo no mural da escola, tendo em vista a participação e desempenho dos alunos.

Recursos Utilizados

·         Diários para pesquisa em sala de aula;
·         Lousa, giz;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Cartolina;
·         Mural;
·         Imagens.


 Disciplina: Tecnologia Educacional
Nome: Iara Batista Pecoraro Ribeiro, 
Nome: Cileni Letícia Pereira Picholari,
Nome: Viviana Ribeiro Soares, 
Nome: Karina de Araújo, 




Um comentário:

  1. A importância do jornal na escola

    Trabalho com jornal: uma visão ampla e atualizada do mundo.
    Na prática do ensino os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.
    Geralmente, durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, o professor utiliza revistas, gibis, panfletos, jornais, entre outros. Todo material apresenta um benefício. Mas nesse momento em especial, é interessante que os educadores reflitam a seguinte questão: Por que utilizar o jornal na escola? Quando usar?
    De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.
    Em um segundo instante entra a reflexão do professor de questionar a si próprio se vale a pena utilizar o jornal e se realmente encontrou boas razões para tal uso, pois caso ocorra o contrário será uma atividade mecânica e limitada.
    A importância do uso periódico do jornal é no sentido da necessidade do professor em reconhecer os reais atributos que esse material oferece.
    O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.
    Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.
    O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.
    Por Elen Campos Caiado
    Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
    Equipe Brasil Escola





    ResponderExcluir

Escolha a opção anonimo se não tiver conta no gmail.
Deixe seu 1° nome.