DVD


PROJETO VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Produto final: finalização com uma palestra informativa e uma filmagem com relatos de pais, alunos e professores.
 Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
OBJETIVOS: Averiguar e refletir sobre as causas da violência escolar;
Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização;
Promover o diálogo entre pais, professores e alunos;
Propor intervenções pedagógicas adequadas á valorização da vida, do ser humano e da paz.
DESENVOLVIMENTO: Pesquisa sobre violência escolar feita pela professora e pelos alunos;
Promoção de discussão com os  professores e alunos sobre o tema trabalhado;
Aplicação de questionários sobre o tema para, alunos, pais e professores;
Promoção de atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade, a valorização da vida, o respeito com o outro e a paz;
Utilizar o DVD para exibir reportagens, filmes, documentários e etc, a respeito do tema;
Promover palestras com os alunos, pais, professores e profissionais da área para informar e discutir sobre o mesmo.
DURAÇÃO DO PROJETO: Um ano ou mais, pois o processo é gradativo e não acontece de uma hora para a outra.
AVALIAÇÃO: Contínua, nesse momento não só o aluno será avaliado, haverá também uma auto – avaliação do professor para saber se os seus objetivos foram alcançados e se a sua metodologia de ensino está no caminho certo.







Introdução
Não é de hoje que se percebe nitidamente o quanto as transformações tecnológicas têm modificado o dia – a – dia das pessoas já que em qualquer tarefa, simples ou sofisticada e mesmo nas rotineiras, a presenças da evolução tecnológica é cada vez mais comum.
Um dos poucos espaços que ainda tem a mesma dimensão e concepção praticamente idênticas há séculos é a escola, um professor na frente de dezenas de alunos, alinhadamente sentados e ouvindo os conteúdos a serem trabalhados.
Porem, a escola vem buscando novas metodologias de ensino, isso não quer dizer que a figura do professor não vá ter tanta importância assim. A busca é pela inovação, pela inclusão de aparatos tecnológicos que possam auxiliar o professor no seu trabalho de ensinar, tornando o processo de aprendizagem por parte do aluno em algo mais próximo de sua realidade e consequentemente mais agradável. Afinal, como é possível que um professor, apenas com quadro, giz e cuspe ou seja, as aulas tradicionais, faça frente á televisão, cinema, internet, revistas e toda parafernálias de mídia e tecnologia muito mais atrativas
Sabe – se que hoje praticamente 100% das escolas municipais e estaduais já disponibilizam de recursos visuais, tais como televisão e vídeo\ DVD para auxiliar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Nas escolas particulares a realidade geralmente é outra, além de normalmente  existirem equipamentos adequados, e em maior quantidade, o uso destes recursos é também muito mais frequente.
Entretanto, resta lembrar que o que se vê em uma grande parcela de escolas com poucos recursos é, professor despreparado tecnologicamente e que não consegue utilizar adequadamente os recursos de que se dispõe na atualidade, e consequentemente o aluno se vê alheio ás poucas tentativas que são propostas em sala de aula. O trabalho com diferentes recursos didáticos pode auxiliar o processo de ensino – aprendizagem, se forem corretamente utilizados. O resultado pode ser aulas diversificadas, estudantes mais participativos  e um olhar diferente sobre os recursos e ferramentas com as quais entram em contato diariamente , fora da escola.
A linguagem visual veiculada pelos filmes pode auxiliar o trabalho com diferentes conteúdos. Percebe – se que muitos deles retratam, focalizam, diversos elementos que se relacionam com os variados campos de saber da sociedade, e isto pode e deve ser devidamente explorado, a sua utilização está diretamente relacionada á capacidade de percepção do professor em relacionar a tecnologia com sua proposta educacional.
É importante ressaltar que a força e a facilidade de leitura das imagens, sem dúvida alguma pode ajudar a compreender melhor todo o contexto a que se refere á aula e ao que o aluno assistiu na tela. Ainda que o foco seja o espaço para a linguagem visual inegável a camada verbal inerente aos filmes, assim no caso da língua portuguesa por exemplo, o filme poderá ser estimulado para ela e não seu substituto, pois exige do leitor uma interpretação da realidade tomada como referência enquanto discurso ficcional, ou mesmo da realidade que o cerca.
O trabalho com a linguagem visual dos filmes no Ensino Fundamental e Médio, nas diversas disciplinas, pode explorar períodos históricos, as marcas enunciativas deixadas pelos produtores do filme, a interpretação das imagens, saberes interdisciplinares e valores educacionais e didáticos. A linguagem do cinema é uma importante ferramenta de auxílio didático ao professor, desde que ele saiba como utiliza – la, sem usa – la como tampa buraco.



 LOURDES SILVIA PAIXÃO 
SILVIA ROBERTA EUFRÁSIO 
MARINETE RODRIGUES 
ELIANA LIMA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a opção anonimo se não tiver conta no gmail.
Deixe seu 1° nome.