PROJETO VIOLÊNCIA NA
ESCOLA
Produto final: finalização com uma palestra informativa e uma
filmagem com relatos de pais, alunos e professores.
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram
comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física,
quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária
uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como as
possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
OBJETIVOS: Averiguar e refletir sobre as causas da violência
escolar;
Proporcionar atividades
pedagógicas que desenvolvam a afetividade e socialização;
Promover o diálogo entre pais,
professores e alunos;
Propor intervenções pedagógicas
adequadas á valorização da vida, do ser humano e da paz.
DESENVOLVIMENTO: Pesquisa sobre violência escolar feita pela
professora e pelos alunos;
Promoção de discussão com os professores e alunos sobre o tema trabalhado;
Aplicação de questionários sobre
o tema para, alunos, pais e professores;
Promoção de atividades
pedagógicas que desenvolvam a afetividade, a valorização da vida, o respeito
com o outro e a paz;
Utilizar o DVD para exibir reportagens,
filmes, documentários e etc, a respeito do tema;
Promover palestras com os alunos,
pais, professores e profissionais da área para informar e discutir sobre o
mesmo.
DURAÇÃO DO PROJETO: Um ano ou mais, pois o processo é gradativo e
não acontece de uma hora para a outra.
AVALIAÇÃO: Contínua, nesse momento não só o aluno será avaliado,
haverá também uma auto – avaliação do professor para saber se os seus objetivos
foram alcançados e se a sua metodologia de ensino está no caminho certo.
Introdução
Não é de hoje que se percebe
nitidamente o quanto as transformações tecnológicas têm modificado o dia – a –
dia das pessoas já que em qualquer tarefa, simples ou sofisticada e mesmo nas
rotineiras, a presenças da evolução tecnológica é cada vez mais comum.
Um dos poucos espaços que ainda
tem a mesma dimensão e concepção praticamente idênticas há séculos é a escola,
um professor na frente de dezenas de alunos, alinhadamente sentados e ouvindo
os conteúdos a serem trabalhados.
Porem, a escola vem buscando novas
metodologias de ensino, isso não quer dizer que a figura do professor não vá
ter tanta importância assim. A busca é pela inovação, pela inclusão de aparatos
tecnológicos que possam auxiliar o professor no seu trabalho de ensinar,
tornando o processo de aprendizagem por parte do aluno em algo mais próximo de
sua realidade e consequentemente mais agradável. Afinal, como é possível que um
professor, apenas com quadro, giz e cuspe ou seja, as aulas tradicionais, faça
frente á televisão, cinema, internet, revistas e toda parafernálias de mídia e
tecnologia muito mais atrativas
Sabe – se que hoje praticamente
100% das escolas municipais e estaduais já disponibilizam de recursos visuais,
tais como televisão e vídeo\ DVD para auxiliar o ensino e a aprendizagem em
sala de aula. Nas escolas particulares a realidade geralmente é outra, além de normalmente existirem equipamentos adequados, e em maior
quantidade, o uso destes recursos é também muito mais frequente.
Entretanto, resta lembrar que o
que se vê em uma grande parcela de escolas com poucos recursos é, professor
despreparado tecnologicamente e que não consegue utilizar adequadamente os
recursos de que se dispõe na atualidade, e consequentemente o aluno se vê alheio
ás poucas tentativas que são propostas em sala de aula. O trabalho com
diferentes recursos didáticos pode auxiliar o processo de ensino –
aprendizagem, se forem corretamente utilizados. O resultado pode ser aulas
diversificadas, estudantes mais participativos e um olhar diferente sobre os recursos e
ferramentas com as quais entram em contato diariamente , fora da escola.
A linguagem visual veiculada
pelos filmes pode auxiliar o trabalho com diferentes conteúdos. Percebe – se
que muitos deles retratam, focalizam, diversos elementos que se relacionam com
os variados campos de saber da sociedade, e isto pode e deve ser devidamente
explorado, a sua utilização está diretamente relacionada á capacidade de
percepção do professor em relacionar a tecnologia com sua proposta educacional.
É importante ressaltar que a
força e a facilidade de leitura das imagens, sem dúvida alguma pode ajudar a
compreender melhor todo o contexto a que se refere á aula e ao que o aluno
assistiu na tela. Ainda que o foco seja o espaço para a linguagem visual
inegável a camada verbal inerente aos filmes, assim no caso da língua
portuguesa por exemplo, o filme poderá ser estimulado para ela e não seu
substituto, pois exige do leitor uma interpretação da realidade tomada como
referência enquanto discurso ficcional, ou mesmo da realidade que o cerca.
O trabalho com a linguagem visual
dos filmes no Ensino Fundamental e Médio, nas diversas disciplinas, pode
explorar períodos históricos, as marcas enunciativas deixadas pelos produtores
do filme, a interpretação das imagens, saberes interdisciplinares e valores
educacionais e didáticos. A linguagem do cinema é uma importante ferramenta de
auxílio didático ao professor, desde que ele saiba como utiliza – la, sem usa –
la como tampa buraco.
SILVIA ROBERTA EUFRÁSIO
MARINETE RODRIGUES
ELIANA LIMA
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