MÍDIA IMPRESSA



MÍDIA IMPRESSA
1. Tema proposto:

CONSTRUÇÃO DE MAPAS BÁSICOS

2. Objetivos:

Observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direções.
Observar o bairro em que a escola esta inserida, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas etc.
Iniciar a discussão e elaboração de mapas temáticos

3. Público a ser envolvido:

Atividade pode ser realizada no 4º ano, na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

4. Mídias e recursos a serem utilizadas e sua importância:

Mídia impressa: planta do prédio da escola, planta do bairro, textos de orientação, mapa altímetro do município, imagens da região, papel A4, lápis colorido, material de pintura, barbante, borracha e régua.

5. Sua importância:

Todo espaço encontra-se integrado em espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade espacial, mantendo inter-relações sociais, naturais, econômicas etc. É agindo no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração.
Nesta sequência, os alunos estarão manipulando plantas produzidas por outros e representando nestas, elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um reforço da relação significante/significado, eles estarão lendo a planta através de seus significantes, porém, traduzidos para o seu significado.
Uma das funções do mapa é informar. Para tanto, este deve ter clareza do que está sendo representado; muitas informações contidas num mapa dificultam a leitura. Neste caso, os mapas temáticos são as melhores formas de representação, pois são construídos a partir de temas específicos como população, recursos minerais, clima. A elaboração de mapas temáticos facilita a interpretação, já que indica ao leitor um único assunto representado. 

6. Atores e papéis que deverão desempenhar:
O professor será o mediador do processo de construção do conhecimento. Iniciando as atividades com a discussão do espaço vivido, orientando o levantamento das hipóteses pelos alunos, o registro das discussões, passando para as atividades práticas de manipulação, leitura e interpretação de mapas e plantas, pesquisa de campo, visitando os lugares estudados no mapa, representando-os no papel A4. Faz-se exposição das atividades realizadas, a discussão das hipóteses anteriormente levantadas e procede-se a análise das inferências que os alunos podem fazer na realidade estudada, sobre as questões sociais, econômicas, culturais...

7. Dinâmica da atividade:

Exemplo de sugestões de Perguntas
  • Vamos desenhar o trajeto que você faz para ir da sua sala ao refeitório (ao banheiro, à quadra, à sala do diretor, outros)?
  • Vamos fazer um mapa, com o desenho do trajeto casa-escola e identificar alguns pontos de referência (praça, nome de rua, farmácia, supermercado, outros) para nos localizarmos?

Hipóteses: Construída a partir dos desenhos dos alunos.





Atividades sugeridas para comprovação ou não das hipóteses levantadas
7.1. Prédio da escola

Desenvolvimento: Percorrer o prédio e reconhecer as salas e suas respectivas funções, com a planta em mãos. Em sala de aula deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar a legenda

Percorrer de maneira imaginária a planta, fazendo vários trajetos: ida à biblioteca, diretoria, bebedouro e outras salas. Reconhecer os espaços a partir do deslocamento: qual a sala em que você passará logo após a nossa, indo para a esquerda? (vizinhança). Quais as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade). Quais as salas que ficam neste andar? (inclusão)
7.2. Caminho Casa-escola

Desenvolvimento: Inicialmente, os alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a escola. O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como a legenda, para que sua casa possa ser localizada.
Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, no xérox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta.
O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de cabeça) a localização de sua casa e o caminho que faz.
A planta do bairro com alfinetes mostrará a dinâmica do espaço, será uma planta com ocupação humana. Os deslocamentos diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
Outra possibilidade ao mapear o trajeto casa-escola é a comparação de distâncias percorridas ao visitar as residências dos demais colegas, e escolha de percursos mais rápidos para se chegar a um destino.

7. 3. O bairro

Desenvolvimento:
1. Localizar, na planta: a escola, informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas;
2. Através de passeio pelo bairro, observar os serviços (escolas, bancos, postos de saúde, correios etc), residências, casas comerciais, indústrias, fluxo de carros, ônibus e “problemas do bairro”.
3. Em sala, selecionar os principais elementos observados e escolher um símbolo para representá-los no mapa. Representar e criar a legenda.
4. Fazer um painel com os problemas do bairro observados pelas crianças, selecionar os principais e representá-los.

7.4. Elaborar os mapas temáticos do bairro

Desenvolvimento: Provocar discussões sobre a dificuldade em ler o mapa produzido, estimulando-os a criar soluções para o problema. A partir das soluções apresentadas, elaborar diferentes mapas, de acordo com o que se quer representar:
- Localização da escola e moradia dos alunos;
- “Problemas do bairro”;
- Serviços;
Para tanto, os alunos deverão:
- refletir sobre as categorias;
- decidir qual categoria utilizar neste ou naquele caso (ex. uma padaria é classificada como indústria ou comércio?);
- selecionar as informações mais relevantes;
- elaborar uma lista de símbolos para cada categoria;
- criar a legenda.
Discussão das atividades realizadas, registro e relatório da aprendizagem no caderno.
Em grupos, discutir sobre a sala de aula, a escola, o seu bairro, quais são os problemas levantados e o que atitudes podem ser tomadas para resolver ou minimizar o que foi levantado.
Período de realização:

            Esta atividade levará 8 aulas para ser concluída.

Critérios de avaliação da atividade

            A avaliação será realizada durante o processo de construção do conhecimento, observando-se a reação dos alunos, as dificuldades e facilidades, envolvendo-os no projeto, procurando leva-los a compreensão do objeto de estudo, de forma que ao final da atividade, todos tenham se apropriado do mínimo necessário para atuarem conscientemente na comunidade em que vivem. Será analisado e discutido as produções escritas (textos e desenhos), afixados no mural da sala de aula

Grupo: Ariane de Cassia R.A 11.366
            Thais Juliana        R.A. 11.953
            Edlane de Lima     R.A. 12.139

















MINI-PROJETO “LENDO E ESCREVENDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – A PRODUÇÃO LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
                                                                           
INTRODUÇÃO

 Para 2013, está  sendo desenvolvido um Projeto Pioneiro de Informática Educativa, para a Educação Infantil, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O Projeto tem por tema: “A África somos nós: com um livro na mão e a bola no pé, vamos lá!”, que pretende resgatar das histórias as origens afro-brasileiras e as vivências dos alunos . No 1º bimestre tende a resgatar a identidade criança que vive,  sua história, seus espaços mais belos, aspectos relacionados com o estilo de vida do meio em que está inserida. Essas atividades serão realizadas durante todo o ano letivo, com os alunos, levando-os a reconhecerem-se como elementos pertencentes à comunidade escolar e a própria comunidade onde vive, e com capacidade de interferir de forma positiva na transformação da mesma. Esse processo, em parceria com a Sala de Leitura, está utilizando a seguinte mídia: Impressa. Através de  livros, computadores, Internet, gibis e jornais.. Através da TICs – (Tecnologia da Informação e Comunicação), o professorado, pode potencializar o ensino e proporcionar os meios para que os alunos vivenciem, na escola, os meios que o tornarão um cidadão atuante e autônomo. O uso das mídias: rádio, TV, DVD, vídeos, livros,computadores, Internet, máquina digital, jornais, são recursos que quando bem preparados e adaptados à realidade da escola impulsionarão o ensino e o tornarão prazeroso, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende.

JUSTIFICATIVA

 Educador e alunos valorizarão seus conhecimentos anteriores a respeito de etnia, pertencimento e valores humanos, buscando embasamento em outras áreas como a sociologia e a antropologia. Para isso, o uso de recursos como filmes, livros e artes plásticas e o uso das diferentes mídias, como as TICs – (Tecnologia da Informação e Comunicação), que tragam referências a personalidades negras e a não restrição ao estudo do tema apenas sob o aspecto da Abolição, Folclore e Dia da Consciência Negra. Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais,  como conseqüências dos acréscimos da coletividade . Além de ser um elo de valorização das raças negra e indígena. Mas nosso processo educativo não se esgotará nessa temática. Ele é amplo e democrático, valorizando os gostos e preferências dos nossos alunos. Assim, estamos aproveitando o expediente da lei africana e incorporando as diferentes literaturas para o despertar do gosto pela leitura e escrita.

OBJETIVOS

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira. Conhecer a importância do folclore para a comunidade. Desenvolver a oralidade. Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora. Entrar em contato com as características do texto poético. Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente. Valorizar a leitura como fonte de prazer. Valorizar o folclore. Valorizar outros contos e histórias da literatura brasileira, principalmente as histórias infantis. Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas , brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore. Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Levar o aluno a aprender a ouvir as histórias com atenção e interagir nas mesmas fazendo produções coletivas e colaborativas a partir das histórias ouvidas. Escolher as partes da história que vão pintar. Usar o computador como extensão da sala de aula, pintando,escrevendo e trabalhando de forma coletiva e colaborativa no espaço da Sala de Leitura. Envolver toda a comunidade escolar: responsáveis, funcionários, alunos e professores.


METAS

 Estender o projeto para todas as turmas da unidade escolar. Levar os alunos da Educação Infantil ao final do ano letivo, capazes de: Ler, escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional; Elaborar perguntas e respostas de  acordo com os diversos contextos em que participa; Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto; Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.); utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que não de forma convencional; Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano; Produzir livremente a escrita; Usar as Tecnologias da Informação e Comunicação como o computador e a Internet. Tornar o ensino / aprendizado efetivo, participativo e colaborativo.

ATIVIDADES

Pesquisa sobre o folclore; contação de histórias da literatura infantil; recorte e colagem; dobraduras; construção de texto junto com as crianças; lendas; brincadeiras folclóricas; produção de historinha para dramatizar; criação de historinhas em quadrinhos; pintura de desenhos em sala e depois no computador ; ouvir historinhas e a partir daí criar histórias coletivas; transformação coletivas em história em quadrinhos, selecionando os desenhos que fizeram parte da história produzida coletivamente. As histórias produzidas pelos alunos foram produzidas tendo o professor como escriba. Utilização das seguintes mídias:  vídeos,livros, computadores,  Internet, máquina digital, jornais, Livros infantis e informativos; jornais; papéis: sulfite, cartão, pardo. Confecção de mural com o trabalho produzido.







MODELOS DE ATIVIDADES


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