MÍDIA IMPRESSA
1. Tema proposto:
CONSTRUÇÃO DE MAPAS BÁSICOS
2. Objetivos:
Observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de
estabelecimentos e direções.
Observar o bairro em que a escola esta inserida, reconhecendo e
representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas
etc.
Iniciar a discussão e elaboração de mapas temáticos
3. Público a ser envolvido:
Atividade
pode ser realizada no 4º ano, na disciplina de Metodologia do Ensino de
Geografia para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
4. Mídias e recursos a serem utilizadas e sua importância:
Mídia impressa: planta
do prédio da escola, planta do bairro, textos de orientação, mapa altímetro do
município, imagens da região, papel A4, lápis colorido, material de pintura,
barbante, borracha e régua.
5. Sua importância:
Todo espaço encontra-se
integrado em espaços mais amplos, estabelecendo assim, uma continuidade
espacial, mantendo inter-relações sociais, naturais, econômicas etc. É agindo
no espaço e mapeando-o que o aluno perceberá essa continuidade e integração.
Nesta sequência, os
alunos estarão manipulando plantas produzidas por outros e representando
nestas, elementos do quotidiano. Ao reutilizá-las com a legenda, haverá um
reforço da relação significante/significado, eles estarão lendo a planta através
de seus significantes, porém, traduzidos para o seu significado.
Uma das funções do mapa
é informar. Para tanto, este deve ter clareza do que está sendo representado;
muitas informações contidas num mapa dificultam a leitura. Neste caso, os mapas
temáticos são as melhores formas de representação, pois são construídos a
partir de temas específicos como população, recursos minerais, clima. A
elaboração de mapas temáticos facilita a interpretação, já que indica ao leitor
um único assunto representado.
6. Atores e papéis que deverão desempenhar:
O
professor será o mediador do processo de construção do conhecimento. Iniciando
as atividades com a discussão do espaço vivido, orientando o levantamento das
hipóteses pelos alunos, o registro das discussões, passando para as atividades
práticas de manipulação, leitura e interpretação de mapas e plantas, pesquisa
de campo, visitando os lugares estudados no mapa, representando-os no papel A4.
Faz-se exposição das atividades realizadas, a discussão das hipóteses
anteriormente levantadas e procede-se a análise das inferências que os alunos
podem fazer na realidade estudada, sobre as questões sociais, econômicas,
culturais...
7. Dinâmica da atividade:
Exemplo
de sugestões de Perguntas
- Vamos desenhar o trajeto que você faz para ir da sua sala ao refeitório (ao banheiro, à quadra, à sala do diretor, outros)?
- Vamos fazer um mapa, com o desenho do trajeto casa-escola e identificar alguns pontos de referência (praça, nome de rua, farmácia, supermercado, outros) para nos localizarmos?
Hipóteses: Construída a partir dos desenhos dos alunos.
Atividades sugeridas para comprovação ou
não das hipóteses levantadas
7.1. Prédio da escola
Desenvolvimento: Percorrer
o prédio e reconhecer as salas e suas respectivas funções, com a planta em mãos. Em sala de aula
deverão criar símbolos (cores ou signos) para as funções e elaborar a legenda
Percorrer de maneira imaginária a
planta, fazendo vários trajetos: ida à biblioteca, diretoria, bebedouro e
outras salas. Reconhecer os espaços a partir do deslocamento: qual a sala em
que você passará logo após a nossa, indo para a esquerda? (vizinhança). Quais
as salas que ficam deste mesmo lado do corredor? (continuidade). Quais as salas
que ficam neste andar? (inclusão)
7.2. Caminho Casa-escola
Desenvolvimento: Inicialmente, os
alunos farão o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa até a
escola. O professor deve orientá-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de
referência (através de símbolos e signos) importantes, bem como a legenda, para
que sua casa possa ser localizada.
Num segundo momento, o aluno deve
reconhecer o caminho que faz diariamente, no xérox da planta do bairro e
transcrever o desenho que fez, na planta.
O professor pode colocar a planta grande do
bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de
cabeça) a localização de sua casa e o caminho que faz.
A planta do bairro com alfinetes mostrará a
dinâmica do espaço, será uma planta com ocupação humana. Os deslocamentos
diários (casa-escola, casa-trabalho) ou esporádicos (casa-compras,
casa-parentes, casa-lazer), também podem ser explorados.
Outra possibilidade ao mapear o trajeto
casa-escola é a comparação de distâncias percorridas ao visitar as residências
dos demais colegas, e escolha de percursos mais rápidos para se chegar a um
destino.
7. 3. O bairro
Desenvolvimento:
1. Localizar, na planta: a escola,
informações sobre o quarteirão da escola, praças, caminho casa-escola,
estabelecimentos e nomes de ruas;
2. Através de passeio pelo bairro, observar
os serviços (escolas, bancos, postos de saúde, correios etc), residências,
casas comerciais, indústrias, fluxo de carros, ônibus e “problemas do bairro”.
3. Em sala, selecionar os
principais elementos observados e escolher um símbolo para representá-los no
mapa. Representar e criar a legenda.
4. Fazer um painel com os problemas do
bairro observados pelas crianças, selecionar os principais e representá-los.
7.4. Elaborar os mapas temáticos do
bairro
Desenvolvimento: Provocar discussões
sobre a dificuldade em ler o mapa produzido, estimulando-os a criar soluções
para o problema. A partir das soluções apresentadas, elaborar diferentes mapas,
de acordo com o que se quer representar:
- Localização da escola e moradia dos
alunos;
- “Problemas do bairro”;
- Serviços;
Para tanto, os alunos deverão:
- refletir sobre as categorias;
- decidir qual categoria utilizar neste ou
naquele caso (ex. uma padaria é classificada como indústria ou comércio?);
- selecionar as informações mais
relevantes;
- elaborar uma lista de símbolos para cada
categoria;
Discussão das atividades realizadas,
registro e relatório da aprendizagem no caderno.
Em grupos, discutir sobre a sala de aula, a
escola, o seu bairro, quais são os problemas levantados e o que atitudes podem
ser tomadas para resolver ou minimizar o que foi levantado.
Período de realização:
Esta atividade levará 8 aulas para ser concluída.
Critérios de avaliação da atividade
A
avaliação será realizada durante o processo de construção do conhecimento,
observando-se a reação dos alunos, as dificuldades e facilidades, envolvendo-os
no projeto, procurando leva-los a compreensão do objeto de estudo, de forma que
ao final da atividade, todos tenham se apropriado do mínimo necessário para
atuarem conscientemente na comunidade em que vivem. Será analisado e discutido
as produções escritas (textos e desenhos), afixados no mural da sala de aula
Grupo: Ariane de Cassia R.A
11.366
Thais Juliana R.A. 11.953
Edlane de Lima R.A. 12.139
MINI-PROJETO “LENDO E
ESCREVENDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – A PRODUÇÃO LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL”
INTRODUÇÃO
Para 2013, está
sendo desenvolvido um Projeto Pioneiro de Informática Educativa, para a
Educação Infantil, que
estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade
da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O Projeto tem por
tema: “A África somos nós: com um livro na mão e a bola no pé, vamos lá!”, que
pretende resgatar das histórias as origens afro-brasileiras e as vivências dos
alunos . No 1º bimestre tende a resgatar a
identidade criança que vive, sua
história, seus espaços mais belos, aspectos relacionados com o estilo de vida
do meio em que está inserida. Essas atividades serão realizadas durante todo o
ano letivo, com os alunos, levando-os a reconhecerem-se como elementos
pertencentes à comunidade escolar e a própria comunidade
onde vive, e com capacidade de interferir de forma positiva na transformação da
mesma. Esse processo, em parceria com a Sala de Leitura, está utilizando
a seguinte mídia: Impressa. Através de livros, computadores, Internet, gibis e
jornais.. Através da TICs –
(Tecnologia da Informação e Comunicação), o professorado, pode potencializar
o ensino e proporcionar os meios para que os alunos vivenciem, na escola, os
meios que o tornarão um cidadão atuante e
autônomo. O uso das mídias: rádio, TV, DVD, vídeos, livros,computadores,
Internet, máquina digital, jornais, são recursos que quando bem preparados e
adaptados à realidade da escola
impulsionarão o ensino e o tornarão prazeroso, tanto para quem ensina, quanto para
quem aprende.
JUSTIFICATIVA
Educador e
alunos valorizarão seus conhecimentos anteriores a respeito de etnia, pertencimento e valores humanos, buscando
embasamento em outras áreas como a sociologia e a antropologia. Para isso, o uso de recursos como
filmes, livros e artes plásticas e o uso das diferentes mídias, como as TICs – (Tecnologia da Informação e
Comunicação), que tragam referências a personalidades negras e a
não restrição ao estudo do tema apenas sob o aspecto da Abolição, Folclore e Dia da Consciência Negra. Folclore é a maneira de
agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que
lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a
cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à
nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante
conhecê-lo. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo,
por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é
universal, embora aconteçam adaptações locais
ou regionais, como conseqüências dos
acréscimos da coletividade . Além de ser um elo de valorização das raças
negra e indígena. Mas nosso processo educativo não se esgotará nessa temática. Ele é amplo e democrático, valorizando os gostos e
preferências dos nossos alunos. Assim, estamos aproveitando o expediente da lei
africana e incorporando as diferentes literaturas para o despertar do gosto
pela leitura e escrita.
OBJETIVOS
Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira. Conhecer
a importância do folclore para a comunidade.
Desenvolver a oralidade. Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora. Entrar em contato com as
características do texto poético. Promover interações significativas
entre as crianças nas atividades de leitura. Ler antes de saber ler convencionalmente. Valorizar a leitura como fonte de
prazer. Valorizar o folclore. Valorizar outros contos e histórias da literatura
brasileira, principalmente as histórias infantis. Participar de atividades que envolvam histórias,
parlendas , brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o folclore. Produzir
trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Levar o aluno a
aprender a ouvir as histórias com atenção e interagir nas mesmas fazendo
produções coletivas e colaborativas a partir das histórias ouvidas. Escolher as partes da história que vão pintar. Usar o
computador como extensão da sala de aula, pintando,escrevendo e
trabalhando de forma coletiva e colaborativa no espaço da Sala de Leitura.
Envolver toda a comunidade escolar: responsáveis, funcionários, alunos e
professores.
METAS
Estender o projeto
para todas as turmas da unidade escolar. Levar os alunos da Educação Infantil ao final do ano letivo, capazes de: Ler,
escrever e identificar letras, palavras e textos ainda que não de forma convencional; Elaborar perguntas e
respostas de acordo com os diversos
contextos em que participa; Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita
pelo professor; Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de
livros, revistas e outros portadores de texto; Contar e recontar textos infantis (histórias, cantigas, parlendas etc.);
utilizando a linguagem oral e da linguagem escrita registrando através de textos escritos ainda que
não de forma convencional; Identificar e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano; Produzir
livremente a escrita; Usar as Tecnologias da Informação e Comunicação como o computador e a Internet. Tornar o ensino
/ aprendizado efetivo, participativo e colaborativo.
ATIVIDADES
Pesquisa sobre o folclore; contação de histórias da
literatura infantil; recorte e colagem; dobraduras; construção de texto junto com as crianças; lendas;
brincadeiras folclóricas; produção de historinha para dramatizar; criação de historinhas em quadrinhos; pintura de desenhos em
sala e depois no computador ; ouvir historinhas e a partir daí criar
histórias coletivas; transformação coletivas em história em quadrinhos,
selecionando os desenhos que fizeram parte da história produzida coletivamente.
As histórias produzidas pelos alunos foram produzidas tendo o professor como
escriba. Utilização das seguintes mídias:
vídeos,livros, computadores, Internet, máquina digital, jornais, Livros
infantis e informativos; jornais; papéis: sulfite, cartão, pardo. Confecção de
mural com o trabalho produzido.
MODELOS
DE ATIVIDADES
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