Produto: A
última seção do ano, assistir o melhor filme trabalhado na escola durante o
ano. Escolha com as crianças o espaço para esse acontecimento a maior sala da
escola, por exemplo, usar os aparelhos tecnológicos necessários: projetor de
imagens, notebook, aparelhos DVD, caixa de som, etc, a pipoca e o refrigerante
podem ser combinados.
Objetivos:
promover experiências de aprendizagem, emoções, abordar diferentes linguagens:
o fala, visual, musical, escrita e a socialização com o outro, ampliar o
repertório dos alunos e professores, incentivar a utilização novas tecnologias
na escola, estimular o compromisso dos alunos.
Desenvolvimento
do trabalho
1º
-
Combinar com os estudantes assistir um filme para passar o tempo e divertir. Um
aluno traz um filme de casa.
2º
-
Preparar os alunos e leva-los a entender que o filme na sala de aula vai além
da diversão ou passa tempo. È uma ferramenta que pode ser utilizada na
construção de conhecimentos.
3º - O professor (a)
escolhe o filme com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas
que exemplifiquem e vivenciem o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar
estes itens durante a execução do filme.
4º - O professor vai
assistir a um filme com os alunos sem dá nenhuma orientação do filme antes e
depois o assunto será comentado em sala de aula, de modo a perceber a visão do
grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que possuíam antes do filme
e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
5º
- Solicitar
o preenchimento de uma ficha que conste os nomes dos filmes assistidos durante
todo ano, qual o que mais gostou, etc.
6
-
O momento avaliativo do próprio grupo onde vão ser avaliados os aparelhos
tecnológicos que foram utilizados, a qualidade, as condições espaciais, a
comodidade, o que precisaria ser melhorado.
7º.
Finalizando com a última seção onde toda escola participará
Ao desenvolver esse tipo trabalho na escola as
possibilidades são maiores para que os alunos se sintam inseridos no contexto
escolar, a valorização da sua capacidade e solidariedade promovendo o melhor
desempenho de cada um envolvido contribuindo de forma positiva na formação de
cidadãos criticas capazes de lutar por uma sociedade mas justa. Os filmes podem
ser utilizados como estratégias ou ferramentas na prática pedagógica que por
meio do enredo, da trama, os personagens, do lúdico despertar a curiosidade, a pesquisa
e a produção do próprio conhecimento.
MARIA
PAULA
ADILEIA
ELIANA LIMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escolha a opção anonimo se não tiver conta no gmail.
Deixe seu 1° nome.