RÁDIO

COMO IMPLEMENTAR RÁDIO ESCOLAR
SUA ESCOLA ANTENADA NAS ONDAS DA COMUNICAÇÃO
“O Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir.”
O rádio é um veículo de grande atuação social. Através desta mídia,
pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, religiões e outras
diferenças sociais, têm acesso à informação e entretenimento. É sem dúvida um
veículo democrático e tem um papel importante na transmissão de conhecimentos. A
escola também tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é
mais acessível ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece na escola. A
deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos
entraves na concretização do processo ensino-aprendizagem. Utilizar estratégias de
comunicação de rádio neste processo e ampliar as possibilidades de sua
concretização. Estratégias tais como uso adequado da voz, utilização de recursos de
áudio para facilitar a transmissão de conhecimentos, adaptação de processos
educativos com uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o
aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade
de mostrar seu talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá
proporcionar a escola. Com a escola com a comunicação cada vez mais envolvente e
uma participação cada mais parceira entre educadores e aprendizes, o ensino de
modo geral deverá ajudar eliminar, consideravelmente, as críticas. As novas
demandas sociais e profissionais exigidas que solicitam cidadãos que saibam se
superarem em situações problemas e integrar-se em equipe poderão somar-se ao
processo de ensino escolar beneficiando diretamente os participantes do projeto. Em
suma, o projeto rádio amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de
comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos.
Além disso, cria condições para que o participante tenha uma experiência problema
antes de sua atuação social, sobretudo, profissional. Disponibiliza técnicas e
experiências para melhoria na habilidade de comunicação o que atingiria diretamente
demandas de ensino. Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de
ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação
e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.
Carlos Alberto Mendes de Lima
Educador e Radialista


SUELEN GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolha a opção anonimo se não tiver conta no gmail.
Deixe seu 1° nome.